> ...

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

OS ÚLTIMOS

SERÃO OS PRIMEIROS.
O Reino dos Céus é como o proprietário que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha. Combinou com os trabalhadores a diária e os mandou para a vinha. Em plena manhã, saiu de novo. Ao meio-dia e em plena tarde, ele saiu novamente e fez a mesma coisa. Saindo outra vez pelo fim da tarde, encontrou outros que estavam na praça e lhes disse: 'Por que estais aí o dia inteiro desocupados'?. Eles responderam: 'Porque ninguém nos contratou'. E ele lhes disse: 'Ide vós também para a minha vinha'. Ao anoitecer, o dono da vinha disse ao administrador: 'Chama os trabalhadores e faze o pagamento começando pelos últimos até os primeiros!' Vieram os que tinham sido contratados no final da tarde, cada qual recebendo a diária. Em seguida, vieram os que foram contratados primeiro cada um deles também recebeu apenas a diária. começaram a murmurar contra o proprietário. Então, ele respondeu a um deles: 'Companheiro, não estou sendo injusto contigo. Não combinamos a diária? Toma o que é teu e vai! Eu quero dar a este último o mesmo que dei a ti. Assim, os últimos serão os primeiros.


Mt 20,1-16a
Amados de Deus, o homem passa pela vida valorizando muitas coisas que poderiam ser descartadas de sua realidade, para que fossem mais felizes.
O que vemos na verdade, são pessoas bem sucedidas na vida, materialmente falando, porém, infelizes, desconfiadas, e com medo da própria sombra. E muitas vezes, tentando comprar migalhas de felicidade.
Conheci a um tempo atrás, um senhor, dono de muitas terras, gado a perder de vista, e muitas empresas; exigente com ele próprio e com quem estava ao seu lado. Coitado de quem era mais próximo!
Ele olhava as pessoas, não pelo que eram, mas pelo que tinham. Se tivesse alguma coisa, e se aproximasse dele,estava interessado em arrancar alguma coisa. Se não tivesse nada, era, um miserável - para quem é bacalhau basta, dizia ele. Conclusão:  ''os pobrezinhos não tinham nem direito a sálario digno, porque já eram pobres, pensava ele. E não podiam viver de mordomia, as custas dele".
Este cidadão, mandava e desmandava. Não sorria nunca, e na maldade, desconhecia a palavra bondade. Juntou um celeiro na terra. Enfim, morreu, e não teve ninguem que o velasse.
Que vidão !
 Amados, igual a este, tem muitas estrelas no cenário mundial, isso porque, no lugar da Fé, do Amor, da Misericórdia e da Paz, colocaram as contas bancárias, as propriedades, o orgulho, e a vaidade; sem contar, o egocentrismo, que não deixa, nem tão pouco admite, que outros sejam mais felizes, porque desconhecem a verdadeira felicidade. O  homem só pode dar, aquilo que tem no coração e na alma.Não é mesmo?
Vamos pedir ao Senhor dos senhores, que transforme o nosso coração, num verdadeiro coração de carne, para que nos alegremos com os irmãos, que precisam ser acolhidos e respeitados em sua dignidade. Que os últimos sejam os primeiros,  e juntos possamos demonstrar, que estamos abertos para ceder o nosso lugar na fila, para aqueles que mais necessitarem de proteção, fortaleza e abrigo.
Sempre atentos as necessidades dos irmãos,
FIQUEMOSEM PAZ !
POR-COM-EM CRISTO E MARIA,
Me.Sônia de Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...