> ...

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

O MISTÉRIO ESCONDIDO

É PRECISO CAVAR FUNDO EM CRISTO.

SÃO JOÃO DA CRUZ, PRESBÍTERO E DOUTOR DA IGREJA, NASCEU EM FONTÍVEROS, NA ESPANHA, EM 1542. PERTENCIA A ORDEM DOS CARMELITAS E TORNOU- SE UM DOS RESPONSÁVEL PELA REFORMA DA ORDEM, AO LADO DE SANTA TERESA DE  JESUS (TERESA D'ÁVILA), SUPORTOU MUITOS SOFRIMENTOS E PROVAÇÕES. MORREU EM ÚBEDA, EM 1591, COM GRANDE FAMA DE SANTIDADE E SABEDORIA, DE QUE DÃO TESTEMUNHO AS OBRAS ESPIRITUAIS QUE ESCREVEU.

AMADOS DE DEUS, A MINHA EXPERIÊNCIA DE DEUS, TORNOU-SE MAIS INTENSA E FECUNDA, QUANDO TIVE A OPORTUNIDADE DE LER O LIVRO 'A NOITE ESCURA ' DESTE SANTO CARMELITA.
O TRECHO EDITADO FAZ PARTE DOS SEUS ESCRITOS, NO QUAL ELE TRANSMITE O CONHECIMENTO DO MISTÉRIO ESCONDIDO EM CRISTO JESUS.

EMBORA OS SANTOS DOUTORES TENHAM EXPLICADO MUITOS MISTÉRIOS E MARAVILHAS, E PESSOAS DEVOTADAS A ESSE ESTADO DE VIDA OS CONHEÇAM, CONTUDO, A MAIOR PARTE DESSES MISTÉRIOS ESTÁ POR SER ENUNCIADA, OU MELHOR, RESTA PARA SER ENTENDIDA.
POR ISSO É PRECISO CAVAR FUNDO EM CRISTO, QUE SE ASSEMELHA A UMA MINA RIQUÍSSIMA, CONTENDO EM SI OS MAIORES TESOUROS; NELA POR MAIS QUE ALGUÉM CAVE EM PROFUNDIDADE, NUNCA ENCONTRA FIM OU TERMO. AO CONTRÁRIO, EM TODA CAVIDADE AQUI E ALI NOVOS VEIOS DE NOVAS RIQUEZAS.
POR ESTE MOTIVO O APÓSTOLO PAULO FALOU ACERCA DE CRISTO: NELE ESTÃO ESCONDIDOS TODOS OS TESOUROS DA  SABEDORIA E DA CIÊNCIA DE DEUS (Cl 2,3). A ALMA NÃO PODE TER ACESSO A ESTES TESOUROS, NEM CONSEGUE ALCANÇÁ-LOS SE NÃO HOUVER ANTES ATRAVESSADO E ENTRADO NA ESPESSURA DOS TRABALHOS, SOFRENDO INTERNA E EXTERNAMENTE E SEM TER PRIMEIRO RECEBIDO DE DEUS MUITOS BENEFÍCIOS INTELECTUAIS E SENSÍVEIS E SEM PRÉVIO E CONTÍNUO EXERCÍCIO ESPIRITUAL.
TUDO ISTO É, SEM DÚVIDA, INSIGNIFICANTE; SÃO MERAS DISPOSIÇÕES PARA AS SUBLIMES PROFUNDIDADES DO CONHECIMENTO DOS MISTÉRIOS DE CRISTO, A MAIS ALTA SABEDORIA A QUE SE PODE CHEGAR NESTA VIDA.
QUEM DERA RECONHECESSEM OS HOMENS SER TOTALMENTE IMPOSSÍVEL CHEGAR À ESPESSURA DAS RIQUEZAS E DA SABEDORIA DE DEUS ! IMPORTA ANTES ENTRAR NA ESPESSURA DAS LABUTAS, SUPORTAR MUITOS SOFRIMENTOS, A PONTO DE RENUNCIAR À CONSOLAÇÃO E AO DESEJO DELA. COM QUANTA RAZÃO A ALMA, SEDENTA DA DIVINA SABEDORIA, ESCOLHE ANTES EM VERDADE ENTRAR NA ESPESSURA DA CRUZ.
POR ISSO, SÃO PAULO EXORTAVA OS EFÉSIOS A NÃO DESANIMAREM NAS TRIBULAÇÕES, A SEREM FORTÍSSIMOS, ENRAIZADOS E FUNDADOS NA CARIDADE,PARA QUE PUDESSEM COMPREENDER, COM TODOS OS SANTOS, QUAL A LARGURA, OU COMPRIMENTO,  A ALTURA, A PROFUNDIDADE, E CONHECER O AMOR DE CRISTO, QUE ULTRAPASSA TODO CONHECIMENTO, A FIM DE SEREM CUMULADOS ATÉ RECEBER TODA A PLENITUDE DE DEUS (Ef 3, 17-19).
JÁ QUE A PORTA POR ONDE SE PODE ENTRAR ATÉ ESTA PRECIOSA SABEDORIA É A CRUZ, E É PORTA ESTREITA, MUITOS SÃO OS QUE COBIÇAM AS DELÍCIAS QUE POR ELA SE ALCANÇAM; POUQUÍSSIMOS OS QUE DESEJAM POR ELA ENTRAR.
           ( DO CÂNTICO ESPIRITUAL, DE SÃO DA                                           CRUZ, PRESBÍTERO )

FIQUEMOS EM PAZ!
POR-COM-EM CRISTO E MARIA,
Me. Sônia de Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...